Historia do Cinema: 1910-1919

O início da industria cinematográfica e a influência da I Grande Guerra

D.W. Griffith, Mary Pickford, Charlie Chaplin (sentado) e Douglas Fairbanks (à direita) na assinatura de criação da United Artists

D.W. Griffith, Mary Pickford, Charlie Chaplin (sentado) e Douglas Fairbanks (à direita) na assinatura de criação da United Artists

Depois de nos primeiros anos ser visto como uma novidade, o cinema começa a desenvolver-se e as transformações que ocorrem durante a década de 1910 são os primeiros sinais de uma indústria que viria a marcar intensamente o século XX.

A cada vez maior aceitação do cinema pelo público leva ao surgimento de produtoras independentes, que tentam romper com a Motion Pictures Patents Corporation (MPPC) e a sua hegemonia no mercado de nickelodeons. As novas produtoras, entre elas a Independent Motion Pictures (IMP) e a Famous Players - Lasky Corporation, apostam em longas-metragens, em contra ponto com os pequenos filmes da MPPC, que aliam inovações tecnológicas ao espectáculo. Um dos realizadores que mais se destaca neste período é D.W.Griffith que realiza, em 1915, um dos filmes mais marcantes da história do cinema: O Nascimento de uma Nação.

Um dos factores decisivos que contribuiu para o desenvolvimento do cinema como industria foi a alteração da reacção do público em relação aos actores. Constatando que o público reagia a determinados actores (a ponto de querer saber mais sobre as suas vidas pessoais), os responsáveis pelos estúdios potenciaram essa situação, dando nome aos actores e criando, por vezes, “personagens reais” para alimentar a vontade do público. Nasce, assim, a estrela de cinema, que Hollywood conseguiu potenciar como ninguém.

De França e Inglaterra chegam filmes como La Dame aux Camélias (1911), Henry VIII (1911) e Hamlet (1913), longas-metragens que encontram uma grande receptividade junto de uma classe média cada vez mais receptiva à sétima arte, que, assim, deixa de ser uma mera forma de entretenimento para as classes trabalhadoras. Devido a estes acontecimentos, os nickelodeons entram em declínio e com eles a MPPC.

A década fica marcada pela I Grande Guerra Mundial, que, inevitavelmente, influenciou também a sétima arte. Se até ai o mercado mundial era dominado pelas produções francesas e americanas, com o início do conflito os filmes americanos começam a ganhar terreno devido à redução da produção europeia (com excepção da Suécia, cuja neutralidade permitiu manter uma regular produção cinematográfica).

Pelo final da década, e do conflito armado, a indústria cinematográfica era muito diferente da do início da década: substituídos por salas de cinema, os nickelodeons já praticamente não existiam e actores e realizadores eram agora figuras públicas com uma palavra a dizer no seu trabalho. Reflexo disso mesmo é a criação, em 1919, da distribuidora United Artists pelos actores Charlie Chaplin e Mary Pickford, pelo realizador D.W. Griffith e pelo produtor Douglas Fairbanks.

O final da década evidenciava já o que viria a acontecer nas décadas seguintes: o crescimento de Hollywood e o seu domínio na industria cinematográfica mundial.

UFA

Timeline: Década 1910 - 1919

1910

  • A MPPC tenta controlar a distribuição cinematográfica, mas enfrenta a oposição de produtores independentes como Carl Laemmle e William Fox.

  • A MPPC tenta limitar a exibição de filmes estrangeiros nos Estados Unidos.

  • D.W. Griffith compra, pela primeira vez na história do cinema, os direitos cinematográficos de uma obra de ficção (Ramona).

  • Alice Guy-Blaché, uma das pioneiras do cinema, o seu marido Herbert e George A. Magie fundam a Solax Company, que viria a tornar-se no maior estúdio de cinema pré-Hollywood.

  • A França, Itália e a Dinamarca são os principais exportadores de filmes para os Estados Unidos.

  • As primeiras salas de cinema começam a surgir na Alemanha.

  • Até 1913, a produção da empresa Dinamarquesa Nordisk Film é reconhecida internacionalmente.

1911

  • O público contesta a distribuição dos filmes de D. W. Griffith em várias partes e a Biograph decide distribui-los por inteiro.

  • As comédias deixam de dominar a produção cinematográfica, assistindo-se ao proliferar de outros géneros: dramas, westerns e recriações históricas.

  • A Nestor Company é o primeiro estúdio a iniciar actividade na Califórnia.

  • Na Europa, os filmes têm uma duração superior a 15 minutos e as suas histórias são cada vez mais complexas.

  • A indústria britânica começa a perder terreno para a produção francesa e americana.

  • O estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, cria um comité de censura.

1912

  • Adolph Zukor funda a Famous Players e Carl Laemmle cria a Universal Film Manufacturing, que mais tarde viria dar origem à Universal Pictures.
    O estúdio Keystone Comedy distribui o seu primeiro filme, tornando-se no estúdio dominante durante a década.

  • Francis X. Bushman e Beverly Bayne tornam-se no primeiro par romântico da história do cinema.

  • O governo americano e o distribuidor William Fox processam o Fundo Edison e a MPPC por práticas ilegais.

  • No Japão, vários estúdios tentam controlar o mercado, criando a empresa Nippon Katsudoshashin.

  • Estreia do primeiro filme indiano, Pundalik. Realizado por P.R. Tipnis e N.G. Chitre em Bombai, Pundalik conta a história da vida do santo hindu com o mesmo nome.

1913

  • A cidade de Nova Iorque cria legislação para regulamentar as salas de cinema, dando origem ao primeiro “palácio” cinematográfico em 1914.

  • A produção italiana de 8 bobines Quo Vadis é um sucesso internacional, sendo exibido em Nova Iorque durante meses, custando, cada entrada, o preço recorde de 1,50 dólares.

  • O realizador Cecil B. de Mille aluga um celeiro em Hollywood para o seu filme The Squaw Man; mais tarde viria a ser o local da Paramount Pictures.

  • A Edison Company demonstra em Nova Iorque o filme sonoro, mas o sistema não funciona correctamente.

1914

  • A personagem “O Vagabundo” de Charlie Chaplin surge pela primeira vez no filme Kid Auto Races at Venice.

  • Chaplin começa a realizar os seus próprios filmes.

  • Os filmes de animação tornam-se populares, surgindo personagens como “Gertie, o Dinaussauro” e ” Felix, o Gato”.

  • A primeira grande sala de cinema abre em Nova Iorque.

  • A Inglaterra produz os seus primeiros desenhos animados.

  • Durante a I Grande Guerra Mundial, a produção cinematográfica diminui drasticamente nos países europeus ocupados.

1915

  • A estreia do filme O Nascimento de uma Nação, de D. W. Griffith, torna-se um acontecimento social. O filme tem a sua própria banda sonora (que se torna um êxito) e o preço do bilhete custa 2 dólares, o mesmo que uma entrada para o teatro. O filme provoca protestos anti-racistas, levando o presidente americano a condenar o filme.

  • A MPPC é formalmente acusada de práticas ilegais e há muito perdera o controlo da indústria cinematográfica para as produções de Hollywood.

1917

  • Na Alemanha, o Governo, o Banco Nacional Alemão e investidores conservadores adquirem pequenos estúdios e criam a produtora/distribuidora UFA, que vira a torna-se no estúdio dominante no país e um dos mais importantes da Europa.

  • Os filmes japoneses começam a utilizar técnicas como flashbacks e planos aproximados e as mulheres começam cada vez mais a interpretar papeis femininos, quebrando a tradição de todos os papeis serem interpretados por homens.

1918

  • Após anos de litígios, a MPPC deixa de existir.

  • A Warner Bros. distribui o seu primeiro filme e a Ebony Film Corporation distribui o primeiro apenas com actores negros.

  • Estrelas de cinema participam no esforço de guerra, interpretando papéis em filmes de propaganda e vendendo acções de guerra.

1919

  • Charlie Chaplin, Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith criam a United Artists para produzirem e distribuírem os seus próprios filmes.

  • Os estúdios começam a adquirir salas de cinema.

  • Oscar Micheaux, o primeiro realizador negro, realiza o seu primeiro filme (The Homesteader).

  • Os Estados Unidos dominam o mercado cinematográfico europeu.

  • Após a revolução, Lenin nacionaliza o cinema soviético, levando a que alguns realizadores emigrem para Europa e Estados Unidos.

The End

2022 e diante © Rui Chambel | info@chambel.net


More from : Chambel.net :
All posts