As histórias da história da Sétima Arte

Filmes

Harold, Neto Mimado (1922)

No início do século XX, o cinema era dominado por filmes de uma ou duas bobines (10/20 minutos), em particular comédias. Foi com estas curtas-metragens que o comediante Harold Lloyd construiu a sua carreira. No entanto, no início da década de 1920, começou a explorar filmes de maior duração, nomeadamente Marinheiro de Água Doce (1921) e Harold, Neto Mimado (1922). Se o primeiro filme era uma curta metragem que “cresceu”, já Harold, Neto Mimado foi sempre pensado como um “filme grande”, uma vez que, de acordo com o próprio Lloyd, a história tinha uma força que não se continha em duas bobines e, por isso, sempre foi estruturado como um longa metragem. É, por isso, considerada a primeira verdadeira longa metragem do actor, muito embora a sua curta duração de 60 minutos, segundo os padrões atuais.

Produzido por Hal Roach e rodado nos estúdios deste na Califórnia, Harold, Neto Mimado tem como origem uma ideia do próprio Lloyd, da qual tinha muito orgulho. No entanto, na ante-estreia, o público achou que o filme não tinha muita piada e Loyd teve de o refazer, acrescentando mais situações cómicas. Muito embora as alteraçōes, o filme, segundo Lloyd, nunca perdeu o seu rumo e é um dos seus favoritos.

Também na parte da exibição, o filme foi inovador, já que, devido à sua longa duração, as salas de cinema duvidavam do seu sucesso e não o quiseram exibir. O produtor Hal Roach e Lloyd decidiram, então, alugar uma sala de cinema que exibia repetiçōes de filmes e newsreels. Contra a opinião geral, o filme foi um sucesso de bilheteira e esteve em exibição durante 19 semanas. Com este sucesso, o filme não teve problemas em ser exibido noutras salas e foi, mais uma vez, um sucesso de bilheteira, arrecadando cerca de um milhão de dólares, uma enormidade para a época, contra um orçamento de pouco mais de 86 mil dólares.

O sucesso de Harold, Neto Mimado ajudou a abrir caminho à exibição de filmes mais longos e um dos admiradores do filme era o “rival” Charlie Chaplin, que também se apercebera das possibilidades que as longas-metragens permitiam a nível de desenvolvimento de personagens.

Referência, ainda, para a protagonista feminina e amor do herói do filme, uma vez que é interpretada por Mildred Davis, que participou em vários dos filmes de Harold Lloyd e se tornaria a sua esposa até ao final da sua vida, no ano seguinte a Harold, Neto Mimado.

Harold, Neto Mimado encontra-se disponível no Internet Archive e YouTube.


Grandma’s Boy
Hal Roach Studios. Estados Unidos, 1922, 60 min. comédia, mudo. Argumento: Hal Roach, Jean Havez, Harold Lloyd, Sam Taylor; H.M. Walker. Realização: Fred C. Newmeyer. Interpretação: Harold Lloyd, Mildred Davis, Anna Townsend, Charles Stevenson

Uma avó ajuda o seu cobarde neto a ser valente com a ajuda de um falso amuleto.

Imagem: Dr. Macro High Quality Movie Scans