Subscreva o Chambel.net e receba os artigos directamente na sua caixa de correio

O Médico e o Monstro

Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Paramount Pictures
Estados Unidos, 1931, 98. min, terror
Realizador: Rouben Mamoulian
Argumento: Samuel Hoffenstein e Percy Heath, baseado no romance de Robert Louis Stevenson
Actores: Fredric March, Miriam Hopkins, Rose Hobart, Holmes Herbert, Halliwell Hobbes
Estreia em Portugal: 1 de Novembro 1932

O cientista Henry Jekyll, fascinado com a noção do bem e do mal, administra, em si mesmo, uma droga que solta o “monstro” que existe em si.

Estreado no mesmo ano de Frankenstein e Dracula, O Médico e o Monstro é a primeira versão sonora da história de Robert Stevenson e revela-se um excelente exercício, quer do realizador Rouben Mamoulian, quer do actor Fredric March.

Mamoulian já tinha provado antes, nomeadamente com Applause e City Streets, que o som não limitava a criatividade e volta a prova-lo em O Médico e o Monstro. Do trabalho do realizador sobressai, essencialmente, a fluidêz de câmara, com especial destaque para os close-ups e a câmara subjectiva, que parecem perfeitos para a duplicidade do personagem principal.

Muito do interesse do filme está, também, no trabalho de Frederic March, que interpreta dois personagens completamente opostos. A sua interpretação é de tal forma intensa, que o actor esteve à beira de um colapso físico. No entanto, March viu o seu esforço recompensado, já que foi galardoado com o Óscar de melhor actor, empatado com Wallace Beery, em O Campeão.

Em 1941 a Metro-Goldwyn-Mayer produz uma nova versão da história de Robert Stevenson, com Spencer Tracy como protagonista, e O Médico e o Monstro sai de circulação. O filme ressurge nos anos 70 numa versão censurada, que tinha sido produzida para o relançamento do filme em 1938. A actual edição vídeo restaura O Médico e o Monstro à sua versão original, com diversas cenas que se pensavam desaparecidas.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)