Siga o Chambel.net no Google+, Facebook e Twitter ou seja notificado de novos artigos

Solax Company

Empresa cinematográfica norte americana fundada em 1910 por Alice Guy-Blaché, pelo seu marido Herbert e por George A. Magie, três antigos executivos da produtora francesa Gaumont, que imigraram para os Estados Unidos.

A empresa instalou-se em Nova Iorque, num antigo celeiro que foi transformado num estúdio para a produção de filmes sonoros. No entanto, como o estúdio não estava a ser utilizado a 100%, os responsáveis pela Solax decidiram produzir também filmes mudos.

Alice Guy-Blaché, mãe de dois filhos, era a directora artística da Solax e foi responsável, enquanto produtora, argumentista e realizadora, por grande parte dos filmes que saíram da empresa. Esquecida durante muitos anos, Alice Guy-Blaché é considerada uma das pioneiras da história do cinema, tendo realizado, entre muitos outros filmes, a curta-metragem A Fool and His Money (1912), que se crê ser o primeiro filme com um elenco constituído na sua totalidade por actores negros.

Em 1913, a Solax investe em novas instalações e constrói um moderno estúdio em Fort Lee (Nova Jérsia), considerado o centro cinematográfico norte-americano durante o cinema mudo. As novas instalações foram concebidas para englobarem todas as fases de produção de um filme, incluindo laboratórios para processamento de película, estúdios com tectos de vidro de forma a aproveitar a luz natural, escritórios administrativos, camarins, entre outras características.

O divórcio entre Alice e Herbert Guy-Blaché e o declínio da indústria cinematográfica na costa Este, que se mudou para Hollywood, onde os custos de produção eram mais baratos e cujo bom tempo permitia filmar ao longo de todo o ano, levou ao desaparecimento da Solax Company. O maior estúdio de cinema pré-Hollywood, deixou de operar em 1914.

Galeria de imagens dedicada a Alice Guy-Blaché no Flickr.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)