O Anjo Azul

Der Blaue Engel
Universum Film A.G. (UFA)
Alemanhã, 1930, 99m, drama
Realizador: Josef von Sternberg
Argumento: Carl Zuckmayer, Heinrich Mann, Karl Vollmöller e Robert Liebmann, baseado no livro “Professor Unrat” de Heinrich Mann
Actores: Marlene Dietrich, Kurt Gerron, Emil Jannings, Rosa Valetti, Hans Albers, Eduard von Winterstein, Hans Roth, Roland Varno
Estreia em Portugal: 24 de Março 1931 (S. Luiz)

Um respeitado professor descobre que alguns dos seus alunos frequentam um clube nocturno e decide confrontá-los no local. Ai conhece a cantora Lola Lola, que o cativa de tal forma que o professor regressa no dia seguinte só para a ver. À medida que se apaixona por Lola, esta exerce cada vez mais influência sobre o professor, a ponto de fazer tudo o que a cantora quer.

Poderoso e complexo, O Anjo Azul é uma referência do cinema alemão da primeira metade do século XX e um dos clássicos da história do cinema. O drama realizado por Josef von Sternberg, que revela bem a sua mestria a jogar com luzes e sombras, deu a conhecer a actriz Marlene Dietrich, que aqui tem o seu primeiro grande papel como protagonista, tendo-a catapultado para a fama.

Como curiosidades refira-se que Sternberg decidiu aceitar filmar na Alemanha após uma série de fracassos comerciais nos Estados Unidos e, tal como era comum na época, filmou as versões alemã e inglesa do filme em simultâneo.

Anjo Azul encontra-se no domínio público e pode ser visualizado, na íntegra, a seguir:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)